• Pastoral da Comunicação

Catequese da Paróquia Nossa Senhora Consolata

Objetivo: evangelizar a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja, discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo.

Família: Não evangelizamos sozinhos. A catequese de Iniciação à Vida Crista não pode esquecer a família como lugar privilegiado do primeiro encontro com Cristo. É urgente envolver as famílias dos catequizandos na catequese, estabelecendo laços de amizade e fraternidade, descobrindo e criando estratégias de relacionamento afetivo de maneira a compormos uma comunidade evangelizadora.

O catequista: deve ser pessoa convertida, evangelizada, entusiasmada. Pessoa de oração diária, que fez a experiência do amor de Deus e dá catequese como um ato de amor. O catequista reflete em seu rosto a alegria, o entusiasmo, o encantamento por Jesus Cristo, seu reino e sua Igreja. Transmite uma experiência de vida, não uma teoria, nem uma doutrina racional e vazia. Dá catequese com alegria e os catequizandos são tocados pela alegria do catequista. Esta alegria convence, inflama, atrai as pessoas ao seguimento de Jesus. A alegria é sinal da fé, manifesta a experiência feita do amor de Deus e o desejo de comunicá-la.

Uma catequese dada com amor e por amor e dada com alegria, suscita no coração do ouvinte a esperança de ser melhor, o desejo de mudar, a aspiração de se converter e se salvar e de ajudar os outros a descobrirem este amor.

Catequese relacionada com o ano litúrgico e apoiada nas celebrações: valorizando sobremaneira a participação continuada na Eucaristia dominical. Não só pela riqueza de seu conteúdo bíblico, mas pela sua natureza de síntese e cume de toda a vida cristã, a liturgia é fonte inesgotável da Catequese. Nela se encontram a ação santificadora de Deus e a expressão orante da fé da comunidade. A catequese litúrgica é também uma catequese orante, que reza e ensina a rezar; é uma catequese que envolve toda a pessoa do catequizando na sua relação com Jesus e que ajuda a dialogar com Ele.

Etapas

Pré-Catequese - 7 a 8 anos

A Pré-catequese tem como objetivo levar a criança a descobrir que é amada por Deus e que este criou tudo por Amor. Deve procurar despertar nos pequeninos o amor a Jesus, à sua Palavra e à sua Igreja. Semear no coração da criança, através de variados recursos didáticos, o amor a Deus e ao próximo. Cultivar nas crianças o gosto pela vida na comunidade. Criar alternativas de aproximação com as famílias, visando evangelizá-las, inclusive, através dos pequeninos. A pré-catequese quer ser um complemento à educação da fé originada na família (DGC)

Primeira Eucaristia

A Primeira Eucaristia tem como objetivo estabelecer um itinerário à vida cristã, com inspiração catecumenal, possibilitando aos catequizandos um conhecimento mais profundo por Jesus Cristo a fim de fascinar-se por Ele, querer recebê-Lo em seu coração e segui-Lo por toda a vida. Esta etapa está dividida em dois segmentos: Eucaristia I e Eucaristia II. Durante a caminhada, o catequizando aprende a manusear a Bíblia e conhece a História da Salvação que culmina na encarnação de Jesus Cristo. Aprende a refletir também a mensagem do evangelho do domingo. Este é o momento para a educação à oração, levando o pré-adolescente ao senso de confiança, gratuidade, gratidão, dom da fé e participação na vida da Igreja.

Perseverança

O objetivo da Catequese de Perseverança é continuar o processo mistagógico da alegre revelação dos mistérios da fé, alimentando a educação permanente do pré-adolescente. Essa etapa deve ser muito dinâmica e atender às características dos catequizandos que se encontram na puberdade.

Crisma

O objetivo da Catequese de Crisma é proporcionar a experiência da vida cristã para o crismando a fim de que ele assuma a identidade cristã e participe ativa e conscientemente na comunidade eclesial e na sociedade. A catequese da Crisma deve levar o catequizando a se engajar nos grupos e pastorais da Paróquia. É necessário traduzir com paciência e sabedoria a mensagem de Jesus para que o catequizando possa aprofundar seu compromisso com Jesus Cristo através da disponibilidade ao serviço eclesial.

Catequese com Adultos

A Catequese com Adultos tem como objetivo levar os catequizandos a terem um Encontro Pessoal com Jesus. Deve ser celebrativa, orante e vivencial, centralizada na pessoa de Jesus Cristo, tendo como principal referência a Palavra de Deus, para que suscite:

. o amadurecimento humano e cristão;

. um forte testemunho por onde quer que passe;

. uma profunda vida litúrgica pastoral.