Visita Pastoral Missionária na Paróquia Nossa Senhora Consolata: dias de bênçãos, encontro e missão
- 19 de ago.
- 3 min de leitura
Atualizado: 19 de ago.

"Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim." (Jo 10,14)
Entre os dias de programação intensa e cheia de espiritualidade, ocorridos entre 15 e 17 de agosto últimos, a Paróquia Nossa Senhora Consolata recebeu com alegria a Visita Pastoral Missionária conduzida pelo Bispo Auxiliar de Brasília e responsável pelo Vicariato Norte, Dom Antônio Aparecido de Marcos Filho, e concluída com a presença do Cardeal Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo Metropolitano de Brasília.
Foram dias de profunda graça, encontro, escuta e evangelização, em que o bispo percorreu comunidades, instituições, famílias religiosas e comércios locais, cumprindo a missão de levar a palavra e o consolo de Cristo até onde o povo está, como a Igreja em saída que o Papa Francisco tanto insiste.
Primeiros momentos: acolhida missionária e visita às religiosas
A programação começou logo cedo, na sexta, 15, com a visita às Irmãs Missionárias da Consolata e à Escola Anjo da Guarda, dirigida pelas religiosas desde 1968 e que já formou milhares de alunos. Crianças prepararam uma calorosa recepção ao bispo, com cânticos e gestos de carinho, lembrando o Evangelho:

“Deixai vir a mim as criancinhas, porque delas é o Reino dos Céus” (Mt. 19,14).
Visita às instituições religiosas
A programação seguiu com a visita do bispo ao Colégio Santa Dorotéia, à Congregação das Irmãs de Santa Dorotéia e ao Convento das Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações. Assim, Dom Antônio percorreu todas as ordens religiosas presentes no território paroquial, fortalecendo laços de comunhão e unidade.

Celebrações na Comunidade Divina Misericórdia
A primeira missa da visita pastoral foi celebrada na Comunidade da Divina Misericórdia às 15h da sexta-feira, 15 - a Missa com a Bênção dos Enfermos, presidida por Dom Antônio juntamente com o vigário padre Elias. Durante a celebração, no encontro com a comunidade, o bispo reforçou o chamado à evangelização, ao desafio da missão e à importância de uma Igreja que vai ao encontro das pessoas.

No mesmo espírito missionário, houve a participação do bispo no Estudo Bíblico da comunidade, onde escutou testemunhos dos paroquianos e refletiu sobre a introdução da Carta de São Paulo aos Romanos.

Visita aos Comerciantes
No sábado, 16, com o espírito de uma Igreja presente na vida cotidiana, a programação prosseguiu com visita aos comerciantes e trabalhadores das quadras da paróquia. Foi um momento especial de oração, bênção e reconhecimento àqueles que contribuem diariamente para a vida da comunidade local.

Solidariedade e Serviço: doações aos mais necessitados
Outro ponto marcante do dia foi a ação de caridade organizada pelos Vicentinos, em parceria com o JUMA e a Perseverança da Catequese Consolata. Ao todo, 77 famílias foram atendidas com doações de roupas, brinquedos, alimentos, fraldas e materiais de higiene e limpeza.

Dom Antônio participou desta atividade acompanhado do pároco Padre Lírio e do conselheiro espiritual dos Vicentinos, Padre Elias, sublinhando que “a fé sem obras é morta” (Tg 2,17).
Homenagens e Celebrações do Mês Vocacional
Ainda no sábado, às 17h, durante a Missa da Catequese, na igreja matriz, as Irmãs Missionárias da Consolata foram especialmente homenageadas no fim de semana dedicado à Vida Consagrada do Mês Vocacional. Dom Antônio destacou a importância da vocação religiosa e agradeceu pela presença das irmãs que, com sua vida e missão, iluminam a comunidade.

"A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie trabalhadores para a sua messe" (Mt 9,37-38)
Evangelização nas quadras
No domingo, último dia de visita, o bispo foi recebido por paroquianos na quadra SQN 113, onde interagiu com os moradores, reforçando que a missão da Igreja é estar presente em cada espaço de seu território, levando a esperança e a consolação do Evangelho, e dando exemplo da "Igreja em Saída" que tanto o saudoso Papa Francisco pediu aos católicos.

Esperança, Consolação e unidade com a Igreja de Brasília
À tarde, foi a vez do Cardeal Dom Paulo Cezar Costa participar de reunião, na matriz, com representantes do CPP - Conselho Paroquial Pastoral, onde incentivou os paroquianos a continuar com a alegria em servir na evangelização da comunidade. O Cardeal fez questão de ouvir, dos representantes, sobre o trabalho desenvolvido em cada pastoral.


Em seguida, às 19h, o Cardeal presidiu a missa de encerramento da Visita Pastoral Missionária. Em sua homilia, Dom Paulo Cezar recordou que a missão da Igreja é estar próxima do povo, levando a Palavra e o consolo de Cristo a todos os lugares.

“Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho” (1Cor 9,16)
O encerramento com o Cardeal coroou dias de intensa evangelização, oração, solidariedade e comunhão fraterna, fortalecendo a caminhada da Paróquia Consolata no espírito de uma Igreja missionária e em saída.

"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura" (Mc 16,15)











Comentários